quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Brincantes

       Olá pessoal! Na sexta feira dia 10/01, nossa peça se transformou numa folia. Depois de nossa apresentação na feira da lagoa, nos encontramos com Rodrigo Benza em um sítio na Costa de Dentro, local inspirador para nosso processo, com uma linda floresta de árvores de grande porte, nos transportando à um passado remoto de nossa ilha. Passado cada vez mais distante com o novo plano diretor de Florianópolis, mas vamos deixar o plano para outra conversa. Nesse encontro com Rodrigo, refletimos sobre nossas apresentações e percebemos que nelas haviam muitos dispositivos para brincadeiras que não estavam sendo acionados. Brincadeiras que possibilitariam uma interação nossa com o público a ponto de nos fundirmos, quebrando a tradicional divisória "palco plateia".
       Então mãos a obra. Começamos a pensar como acionar esses dispositivos e descortinamos um caminho para o acontecimento da brincadeira. Mas como saber se esse caminho funcionaria mesmo? Como ensaiar uma brincadeira com o público sem o público? Impossível! Então decidimos que nosso ensaio seria em nosso encontro com o público, no dia 10/01, no hostel do trevo da armação. Frio na barriga perante ao inesperado, modificações, transformações, o novo nos aguardava, mas o pensamento claro de que lidar com isso é a nossa busca.
        Iniciamos nosso cortejo na frente da Igreja da Armação. Fomos caminhando e cantando com mais pessoas que formavam nosso cortejo. Entrávamos em estabelecimentos comerciais, cantávamos causando dúvida nos fregueses, turistas dos mais diversos lugares. Seguindo o cortejo, chegamos ao Hostel do trevo da armação. Lá estava acontecendo uma festa, quando chegamos o som enlatado foi desligado, cantamos e demos continuidade a apresentação. Nesta noite testamos muitas coisas que antes estavam em anotações de papel ou em nossas cabeças. Saímos de nossa zona de conforto em direção a surpresa. E que bela surpresa!! As brincadeiras funcionaram, "palco e plateia" juntos numa confusão só. Foi um encontro intenso que rendeu fortes aplausos, que não eram apenas para nós, mas para todos, para o encontro! Depois do dia 10/01 nossa apresentação tomou cara de folia, nossa folia!
          
             Ó povo dessa rua,
             Que recebe esse teatro!
             Venha ver nossa folia.
             Partilhada nesse dia!

             Lembrando que dia 16/01 nos apresentaremos na Bodega Cultural, na Lagoa da Conceição. https://www.facebook.com/bodegaculturalfloripa?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário