O Peabiru
Teatro nasceu junto à peça-brincante “Aquilo era só índio e bicho, lá no fundo
do sertão”. Trabalho iniciado dentro das salas de ensaio do curso de Teatro da
UDESC no segundo semestre de 2013, como um projeto extra-curricular e que pouco
depois ganha às ruas de Florianópolis.
Paralelo
à criação do trabalho, emergiu de seus criadores a vontade de uma viagem pela
América Latina com o teatro. Nesta viagem iniciada em janeiro de 2014, o
trabalho é apresentado como carro-chefe do grupo, levado pelos cantos e
encantos desta América. Junto a isso, a pesquisa sobre as festas e tradições
populares se mantem.
O nome do grupo veio do Caminho do Peabiru,
que segundo historiadores eram trilhas que ligavam a Ilha de Santa Catarina,
atual Florianópolis -cidade natal do grupo- até Cusco, no Peru. Este caminho
ligava o Atlântico ao Pacífico, e era realizado inicialmente pelos índios sul-americanos.
Posteriormente foi utilizado por exploradores do Velho Mundo, como Aleixo
Garcia e Alvar Núñes Cabeza de Vaca, nas primeiras décadas do século XVI. Em tupi, Peabiru significa Caminho.
A
caravana do Peabiru Teatro partiu de Florianópolis e pretende percorrer novos
caminhos da cultura latino-americana. Re-descobrindo novos modos de arte, no
encontro e no viver junto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário