O grupo

O Peabiru Teatro nasceu junto à peça-brincante “Aquilo era só índio e bicho, lá no fundo do sertão”. Trabalho iniciado dentro das salas de ensaio do curso de Teatro da UDESC no segundo semestre de 2013, como um projeto extra-curricular e que pouco depois ganha às ruas de Florianópolis.
Paralelo à criação do trabalho, emergiu de seus criadores a vontade de uma viagem pela América Latina com o teatro. Nesta viagem iniciada em janeiro de 2014, o trabalho é apresentado como carro-chefe do grupo, levado pelos cantos e encantos desta América. Junto a isso, a pesquisa sobre as festas e tradições populares se mantem.

O nome do grupo veio do Caminho do Peabiru, que segundo historiadores eram trilhas que ligavam a Ilha de Santa Catarina, atual Florianópolis -cidade natal do grupo- até Cusco, no Peru. Este caminho ligava o Atlântico ao Pacífico, e era realizado inicialmente pelos índios sul-americanos. Posteriormente foi utilizado por exploradores do Velho Mundo, como Aleixo Garcia e Alvar Núñes Cabeza de Vaca, nas primeiras décadas do século XVI.  Em tupi, Peabiru significa Caminho.

A caravana do Peabiru Teatro partiu de Florianópolis e pretende percorrer novos caminhos da cultura latino-americana. Re-descobrindo novos modos de arte, no encontro e no viver junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário